Aqui irei sempre que possível estar postando comentários sobre alguns acontecimentos do cotidiano. Dessa forma estarei informando vocês e [é claro] dando meus pitacos. :)
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Natal atualmente: símbolo de con$umi$mo ou espiritualidade??
Desde muito pirralha observo as loucas atitudes que a sociedade atual vem tomando nessa época de preparação para comemoração do nascimento de Jesus Cristo. Bem, descrevo tais atitudes como loucas, pois ao meu ver estamos ficando doentes, por um "vírus" que acaba nos atingindo todos os dias: o consumismo.
O desejo incontrolável de muitos de seguir padrões propostos pela mídia, vem afetando a sua personalidade. Deixam de procurar ser únicos e dar valor a suas qualidades, para se adaptar a um grande jogo de interesses, que vem a ser a senha de entrada para ser "aceito" no mundo, hoje movido pela sede do capitalismo.
Em datas comemorativas, especialmente o Natal esse "vírus" mostra seus sintomas em todos nós. Difícil pode ser identificá-lo para a maioria. Mas se olharmos com cuidado iremos enxergá-lo bem próximo de nossa realidade. O maior símbolo desta data comemorativa de tamanha importância, é o famoso "bom velhinho": o Papai Noel. Em diversas vezes quando ouvimos este tipo de crítica olhamos com sutileza, e não vemos nada prejudicial na imagem passada por ele, visto por leigos como o maior representante da MAGIA do Natal, onde várias crianças de todo o mundo viajam em sua fantasia [...]
Esperem um pouco!!! Sigam meu pensamento por um instante. MAGIA?? Onde encontramos magia no nascimento de Jesus? Foi através de magia que ele foi concebido? A partir disso começo a ver que nos dias atuais o verdadeiro sentido natalino vem sendo banalisado por todos nós! O comércio criou um novo personagem, que cumpre seu dever de aumentar o lucro, já que esse objetivo não conseguiria ser alcançado com a imagem do Menino Jesus, o Filho que Deus enviou ao mundo para ensinar a seu povo que o amor é a coisa mais valiosa que podemos ter, não os bens materiais, não os presentes caríssimos comprados apenas para cumprir a etiqueta.
Me baseio nessas afirmações para lhes dizer que atualmente o Natal para muitos é acima de tudo sinônimo de consumismo e para a minoria ainda resta um símbolo de espiritualidade. E os principais culpados por isso são as pessoas interessadas no maior lucro dessa época e também nós que nos deixamos enganar diante dessas situações e mesmo deparados a elas ficamos em silêncio absoluto.
Mas temos a capacidade de mudar essa realidade, podemos muito bem diante das propagandas de TV que nos mostram apenas a figura do "bom velhinho", e não a do verdadeiro protagonista do Natal, indagar a nós mesmos o por que disso. Assim podemos refletir a situação em nossa consciência e não deixar-nos ser influenciados por isso. Como? Fazendo exatamente o contrário, não estou dizendo aqui que sou contra a troca de presentes, mas que o verdadeiro sentido desse dia é a comemoração do nascimento de Jesus, o amor que deve ser compartilhado entre todos. E existem várias maneiras de expressar este sentimento tão rico, através de: toques físicos, palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviços, e é claro presentes, que não são só representados por algo comprado.
Portanto observo que o Natal é uma época maravilhosa onde festejamos o nascimento de Jesus Cristo, e para compartilhar nosso amor com o próximo falamos com eles de acordo com a linguagem do amor que pode ser expressada de várias formas. Nesta época a mais comum são através de presentes, que não devem significar uma forma de consumismo, mais sim de fraternidade :). O contrário do que a imagem consumista do Papai Noel gera na mente de tantas crianças de classes favorecidas, onde cada geração perde a oportunidade de ter grandes sonhos e lutar para realizá-los já que tem certeza de ganhar o desejado.
ps: Sei que alguns podem não concordar com esta minha opinião, mas é por isso que existem pessoas diferentes; qual seria a graça em nosso cotidiano se não tivéssemos a oportunidade de explorar e compreender as ideias dos outros, e buscar uma forma para em meio às diferenças convivermos em harmonia?
Um abraço e um Natal lotado de amor para todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
we really have to change that! if not how do you say what will become of future generations? increasingly consumerist and less dreamy?
ResponderExcluir