Atualmente nos deparamos diante de nossas TV's à imagens de todo o terror que o Japão vem vivenciando por conta dos terremotos e tsunamis que vem ocorrendo em seu território. Um país tão desenvolvido, tão rico, em algumas áreas (as mais ricas), em que as construções são adaptadas para resistir a tal tipo de situação construções ainda resistiram, porém a grande maioria está destruída, e junto destrui muitos, lares, muitas famílias, muitas vidas.
Diante dessa triste situação um assunto em particular vem tendo grandes repercussões, as usinas nucleares japonesas e de todo o mundo. Já que a usina de
Nesta semana meu professor de química deu uma palestra para a minha turma falando sobre a situação da geração de energia nuclear em nosso planeta, e confesso fiquei bastante chocada com todas as informações que tive acesso. A energia nuclear é de fato uma grande descoberta do ser humano, porém em casos como o do Japão, Chernobyl, podemos observar de forma bastante clara que não apenas condena as nossas vidas, mas também as de vários seres vivos que abrigam as áreas próximas desses locais. Os danos aos seres humanos deixaram sequelas até hoje no caso de Chernobyl, pois a intensidade de radiação que as pessoas foram submetidas gerou nelas mutações em seus códigos genéticos, gerando defeitos em seus cromossomos que poderão estimular o aparecimento de doenças tal como o câncer, além de anomalias físicas e/ou deficiências mentais em fetos.
Diante dessa assustadora realidade nesses últimos dias surgiu a notícia de um projeto para a instalação de uma usina nuclear aqui em Pernambuco. Fiquei e ainda estou simplesmente apavorada e boquiaberta até o momento. Como nossos governantes podem ser capazes de fazer um projeto desse gênero? A fonte de energia mais econômica e mais verde que está a nossa disposição atualmente é a eólica, então por que não explorá-la mais? Essas são coisas que não entendo em meu país, um local onde há tantos aspectos positivos ainda sofre com a pequenez da mente de muitos que não fazem o mínimo por benefícios financeiros que ajudem a evitar gastos desnecessários e muito menos pelo meio ambiente e todas as vidas que existem nele.
--> Espero ter dado a oportunidade para todos de abrir os olhos, e ajudar nosso planeta a se tornar um lugar melhor, contestando esse tipo de coisa. Enfim, que possamos refletir sobre essa energia que tanto destrói.
Um abraço!