quarta-feira, 30 de março de 2011

Investimentos em energia nuclear... será que realmente vale a pena??




       Atualmente nos deparamos diante de nossas TV's à imagens de todo o terror que o Japão vem vivenciando por conta dos terremotos e tsunamis que vem ocorrendo em seu território. Um país tão desenvolvido, tão rico, em algumas áreas (as mais ricas), em que as construções são adaptadas para resistir a tal tipo de situação construções ainda resistiram, porém a grande maioria está destruída, e junto destrui muitos, lares, muitas famílias, muitas vidas.
      Diante dessa triste situação um assunto em particular vem tendo grandes repercussões, as usinas nucleares japonesas e de todo o mundo. Já que a usina de Fucushima Fukushima foi prejudicada pelos fenômenos naturais, atingindo seus reatores e liberando uma quantidade cada vez maior de radiotividade.
     Nesta semana meu professor de química deu uma palestra para a minha turma falando sobre a situação da geração de energia nuclear em nosso planeta, e confesso fiquei bastante chocada com todas as informações que tive acesso. A energia nuclear é de fato uma grande descoberta do ser humano, porém em casos como o do Japão, Chernobyl, podemos observar de forma bastante clara que não apenas condena as nossas vidas, mas também as de vários seres vivos que abrigam as áreas próximas desses locais. Os danos aos seres humanos deixaram sequelas até hoje no caso de Chernobyl, pois a intensidade de radiação que as pessoas foram submetidas gerou nelas mutações em seus códigos genéticos, gerando defeitos em seus cromossomos que poderão estimular o aparecimento de doenças tal como o câncer, além de anomalias físicas e/ou deficiências mentais em fetos.
    Diante dessa assustadora realidade nesses últimos dias surgiu a notícia de um projeto para a instalação de uma usina nuclear aqui em Pernambuco. Fiquei e ainda estou simplesmente apavorada e boquiaberta até o momento. Como nossos governantes podem ser capazes de fazer um projeto desse gênero? A fonte de energia mais econômica e mais verde que está a nossa disposição atualmente é a eólica, então por que não explorá-la mais? Essas são coisas que não entendo em meu país, um local onde há tantos aspectos positivos ainda sofre com a pequenez da mente de muitos que não fazem o mínimo por benefícios financeiros que ajudem a evitar gastos desnecessários e muito menos pelo meio ambiente e todas as vidas que existem nele.

--> Espero ter dado a oportunidade para todos de abrir os olhos, e ajudar nosso planeta a se tornar um lugar melhor, contestando esse tipo de coisa. Enfim, que possamos refletir sobre essa energia que tanto destrói.


Um abraço!

Um tempo para refletir, reconhecer, querer e agir!


   Tantos dias, vividos, uns intensamente outros não, tantas coisas ditas, tantos atos realizados, tantos pensamentos que já passaram em nossas mentes. Muita coisa acontece conosco todos os dias, coisas que nos fazem crescer, e outras até "diminuir". Falo de nossas falhas, afinal somos humanos, e é característica nossa tê-las em nossas vidas.
    Porém, sempre é tempo de mudar, sempre é tempo de saber que errar é humano, mas reconhecer sues erros e evitá-los é mais humano ainda. E estamos vivenciando um período chamado pela Igreja Católica de Quaresma, que se consiste nos quarenta dias que antecedem a Páscoa. É um período que nos estimula a rever nossas vidas, uma ótima oportunidade de analisar nosso dia, reconhecer nossos erros e tentar mudar, melhorar o nosso interior. Mesmo não sendo Católico ou cristão, você pode sim seguir este exemplo, não falo no sentido de se converter ao catolicismo, mas no que se diz respeito a dar uma pausa na tua vida para um "balanço", como se faz nas lojas, ou seja "fechar-se para um balanço interno". É muito necessário que façamos isso, só assim podemos realmente ver o que estamos sendo a partir de nossas atitudes.
     E a imagem que coloquei ai em cima, pode parecer pouco, algo sem importância, um simples pó, uma simples "montanhazinha de pó", mas não pense que entendes errado ao pensar dessa forma. O pó presente nesta imagem é um símbolo que o catolicismo nos fornece para lembrar que viemos do pó, e pó iremos ser. Ou seja, somos pequenos, não devemos nos exaltar, mas sim nos humilhar, baixar nossas cabeças porque somos esse pó, esse pouquinho, estes pequenos que tanto precisam aprender. Pensamento que vai contra a tantas atitudes em nosso cotidiano, onde sempre procuramos nos elevar, "aparecer", nos mostrar grandes e poderosos, quando somos tão pequenos...

---> Esse foi só um empurrãozinho para o início de uma reflexão, o resto é por conta de vocês, uma coisa posso dizer, fácil... não é não. Mas no final das contas vale a pena! :)

Muita paz, para o coração de todos vocês!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Obama no Brasil?? A fim de quê?

         Bem pessoal, estou aqui para falar um pouco sobre a vinda do presidente americano Barack Obama ao Brasil que ocorreu durante esta semana. Ouve um repercussão muito intensa, todo o país estava curioso para saber o que iria acontecer.
         A população brasileira porém ao meu ponto de vista "babou" e "exaltou" até demais o presidente, algo que não vejo necessidade. Mas poucos deles tem a consciência que a vinda dele trouxe muito mais interesses econômicos que sócio-culturais, tendo em vista o aumento e a retomada das relações entre os dois países. Já que durante o governo de Lula o Brasil passou a se distanciar deles, estabelecendo relações diretas com a China e alguns países europeus por exemplo, o que diminui sua dependência no cenário de relações econômicas internacionais em relação aos EUA. Que com o interesse de afastar o Brasil de determinados países para se reestabelecerem suas relações comercias ainda mais fortes com estes.
         Por isso vejo que, muitas vezes agimos sem informação, vendo tudo o que se diz a alguns aspectos da política de forma generalizada, não nos informamos, e isso é preciso. É necessário que vejamos o que está por trás dessas situações, para podermos analisa-las melhor.

Um abraço!
        

quarta-feira, 9 de março de 2011

CARNAVAL

     Admiro e respeito os "tipos de carnavais" presentes em todo o nosso território, porém não por estar aqui me gabando, mas sinceramente, o meu predileto é o das minhas origens, o pernambucano. Por que gosto tanto dele? Pela variedade, pela brincadeira, pela cultura, pela tradição, pela cor, e por tantas outras particularidades encontradas aqui. Quem nunca ouviu falar: do nosso querido Galo da Madrugada? -> o maior bloco do mundo, e que só vem crescendo mais a cada dia; e das famosas ladeiras de Olinda? -> que ficam superlotadas de folia e bonecos gigantes; do Recife Antigo? -> palco para o encontro de tantos ritmos; dos Papangus de Bezerros? -> que levam tantos ao interior do estado para aproveitar a folia dos mascarados; e de tantas outras importantes festas que ocorrem no estado durante este período.

     Esta é uma das festas do ano que tenho a maior preferência, é a que mais nos anima e nos faz aproveitar nosso agora :D. Como você podem estar começando a perceber, sou uma apaixonada por essa época do ano tão alegre, tão colorida que nos faz sorrir e aproveitar nossa cultura.
     Em todo Brasil desfrutamos de uma cultura riquíssima, tanto no que se diz respeito a dança, música como também em diversos outros aspectos. Em cada estado podemos encontrar culturas diferentes, coloridos diferentes, tradições diferentes, mas quando fica tudo junto e misturada, o resultado é a "a nossa cara", uma fatia da grande diversidade que nosso querido país abriga.
     Diante destas tantas qualidades existentes em nosso carnaval o diferencio dos demais, pois é um carnaval "livre", onde qualquer um pode participar, onde temos a liberdade de vestir uma fantasia e ir para as ruas se divertir, comemorar a beleza de nossos traços multiculturais, pegar uma sombrinha e improvisar alguns passos de frevo, ouvir a batida dos tambores de maracatu e dançar diante de seus ritmo contagiante. Respeitar todos, e desfrutar de tanta diversidade, relembrando as raízes (principalmente as afro) de nossa cultura.
     Por isso recomendo a todos os que ainda não provaram do contagiante carnaval pernambucano, que o conheçam, é uma oportunidade que todos tem no início de cada ano. :)

Um abraço!